quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Resumo da 1ª Jornada Quintos x Brinches

Campeonato Distrital do Inatel (Taça Fundação Inatel)
1ª Jornada
Teve o seu inicio no sábado, 29 de Outubro de 2011, mais uma edição do Campeonato Distrital do Inatel, agora designado como Taça Fundação Inatel, competição esta onde o nosso clube participa pela 36ª época consecutiva, nos seus 37 anos de existência. Este ano, conforme o sorteio o indicou, integramos a Série D, juntamente com a S.R. Salvadense, Louredense F.C., UAI de Ficalho, G.D. Neves, C.D. Sobral de Adiça, A.J. Brinches e S. Luso Serpense.
Na 1ª Jornada, defrontámos em casa, a A.J. de Brinches. Era um jogo que receávamos, não por falta de confiança nos atletas que constituem o plantel do C.C.D de Quintos, mas mais pelo desconhecimento do adversário e também, por tudo o que costuma estar inerente a um 1º jogo, passando pelo assumir da competição, agora sim a sério, após um mês e meio de jogos com carácter de treino, onde se tornou necessário gerir um conjunto de jogadores de forma a constituir o plantel definitivo para o presente campeonato.
Num sábado soalheiro e num campo bem tratado e apetecível para uma “jogatana” de futebol, pelas 15 horas, iniciou-se o jogo entre o nosso C.C.D. de Quintos e a A. J. de Brinches. Como diziam os nossos adeptos mais velhotes, foi o reviver de um derby dos anos 50 e talvez para eles o recordar dos velhos tempos em que eram os “magos da bola”. Prometemos neste blog, voltar mais tarde a estas “recordações”. Agora vamos reportar-nos apenas ao jogo.
O C.C.D Quintos apresentou a seguinte equipa:
12- Mateus; 15- Daniel Silva; 3- Carlos Silvestre; 4- Filipe Felizardo; 5- David Ralha (João Vaz aos 40’; 6- Manuel Gonçalves (Bina)- Capitão; (António Carlos aos 65’); 7- Daniel Medeiro (João Ralha aos 70’); 22- João Bento; 9- Paulinho (Ismael aos 55’); 11- Aurel Pop (João Bicho aos 50’); 17- André Mestre (Marco Santos aos 40’).
Suplentes: 2- João Vaz; 8- João Ralha; 10- Marco Santos; 16- Ismael; 18- José Bicho; 19- António Carlos.
Apitou o jogo uma equipa de arbitragem vinda de Portimão, que por pena nossa não ficámos com a identificação completa, mas da qual fazia parte um dos bons ex-árbitros dos Campeonatos Nacionais de Futebol da 3º e 2º Divisão, Sr. Orlando Caracol.
O jogo teve o seu inicio com um período que podemos considerar como de estudo mutuo, em que talvez a equipa do Brinches tenha tido uma ligeira superioridade no centro do terreno, muito por acção dos seus jogadores nº10 e nº6 e algum desacerto na marcação ou falta de identificação táctica dos médios da nossa equipa. Embora este aspecto fosse visível, a nossa equipa não deixou de ser sempre  a mais perigosa, com transições rápidas e procura das alas, de onde surgiram alguns cruzamentos e a conquista de pontapés de canto (6) que resultaram em situações perigosas finalizadas quase sempre pela nossa equipa. Destaca-se neste aspecto o nosso ponta de lança Aurel que bem tentou a sua sorte, embora sem êxito. Estas situações tornaram-se mais evidentes a partir dos 15 minutos, altura em que a nossa equipa assumiu definitivamente o controlo do jogo. Deve dizer-se que o Brinches nunca deixou de tentar a sua sorte, tendo-nos criado também alguns problemas na bolas paradas, especialmente em alguns cantos.
Assim chegámos ao intervalo com um zero a zero que apesar de alguma superioridade da nossa equipa, embora só mais evidente nas situações de finalização criadas, não deixa de premiar a competitividade e postura demonstrada pelo nosso adversário.
RESULTADO AO INTERVALO: C.C.D.QUINTOS- 0 / A.J.BRINCHES- 0
No inicio da 2ª parte e no sentido de aproveitar um dos sectores que tinha demonstrado mais dificuldades no adversário, alterámos toda a ala esquerda com a entrada do João Vaz e do Marco Santos. Tornámo-nos mais perigosos e as situações de golo/finalização continuavam a aparecer embora a finalização não fosse a melhor, muitas vezes por culpa de alguma falta de “frieza”. Este empolgamento na procura do golo poderia ter-nos custado muito caro, pois cerca dos 52’ e após um canto a nosso favor, fomos surpreendidos numa situação de contra-ataque, onde o Brinches apareceu com 3 jogadores contra um, mais o guarda redes, não finalizando apenas por falta de sorte do seu avançado ou talvez pela maturidade do nosso guarda-redes (Mateus), que soube sair muito bem, levando o avançado adversário, para seu desespero a falhar o golo. Nesta altura já tínhamos apostado numa postura mais ofensiva, com uma ligeira alteração táctica da equipa, que com a entrada imediatamente a seguir do Ismael, (num dia daqueles “sim”) acabou por fazer pender a balança definitivamente a nosso favor. O jogo passou a desenrolar-se quase sempre no meio campo adversário e aos 60’ na sequência de mais um canto, apontado do lado esquerdo do nosso ataque pelo Marco Santos, o Ismael apareceu de cabeça, no limite da pequena área a finalizar com êxito e a dar assim justiça ao resultado, num bonito golo. Não baixámos os braços, e sempre respeitando a equipa que tínhamos pela frente e lembrados do susto apanhado, continuamos na procura do 2º golo, que nos desse algum descanso. Tal veio a acontecer, 5’ após o 1º golo, numa jogada de envolvência em que a bola, rematada para a baliza pelo Ismael, é interceptada com a mão pelo defesa do Brinches. Marcada a grande penalidade, a mesma foi finalizada pelo Daniel Medeiro, não dando hipóteses ao guardião adversário. Podíamos agora enfim, gerir um pouco o esforço e o resultado. Mas não foi isso que aconteceu! Continuámos a controlar o jogo , a atacar e a procurar o golo estando o Ismael  outra vez perto de o conseguir. Talvez nesta atitude tivesse estado também parte da  responsabilidade na vitória. Na parte final do jogo assistimos a uma reacção do Brinches que procurou o tento de honra embora sem criar situações flagrantes para tal.
No global fizemos um jogo muito razoável e responsável , em que todos os nossos jogadores estiveram a um bom nível, mas onde não podemos deixar de salientar o “Isma” que entrou “com tudo”. Tu mereces e não te esqueças de continuar assim campeão. Foi um bom inicio de campeonato para a nossa equipa, que esperamos, se mantenha no próximo fim de semana, naquele que é o reatar de um derby, que em termos oficiais não se realiza desde os anos 90.
O adversário também merece aqui uma palavra, pela dignidade e competitividade colocada no jogo. Bem vindos ao INATEL e bom campeonato.
Quanto à equipa de arbitragem, esta também esteve no global muito bem, não havendo lances polémicos que pudessem pôr a sua actuação em causa.
RESULTADO FINAL: C.C.D.QUINTOS- 2 / A.J.BRINCHES-0

Sem comentários:

Enviar um comentário